Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre - Odontologia

Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 10h12 | Última atualização em Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 10h30

Áreas de Atuação

Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Odontologia estão relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, garantindo, dessa forma, o perfil desejado para o egresso. Os conteúdos contemplam:

Ciências Biológicas e da Saúde - incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Odontologia.

Ciências Humanas e Sociais - Incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença.

Ciências Odontológicas - incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos):

  • Propedêutica clínica: conhecimentos de patologia bucal, semiologia e radiologia.
  • Clínica odontológica: conhecimentos de materiais dentários, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e tramatologia bucomaxilofacial.
  • Odontologia pediátrica: conhecimentos de patologia, clínica odontopediátrica e de medidas ortodônticas preventivas.

 

 Objetivo Geral

O Curso de Odontologia visa à formação voltada para a inserção do acadêmico no contexto da assistência integral à saúde. Nesta formação estão contempladas as áreas da prevenção, diagnóstico, tratamento e planejamento para a clínica de idosos, adultos e crianças, relacionando ensino, pesquisa e extensão, com ações multidisciplinares, dentro da recomendação de um profissional generalista.

 Perfil

A Odontologia é uma profissão que se exerce, em benefício do ser humano e da coletividade, sem discriminação de qualquer forma ou pretexto. O cirurgião-dentista formado na UFCG adquire conhecimentos, habilidades e atitudes, fundamentados na realidade social e no binômio saúde-doença. Capacitado para o exercídio de atividades referentes à saúde bucal, este profissional atua em todos os níveis de atenção à Saúde, através da orientação acerca dos cuidados necessários com os dentes, no diagnóstico e tratamento das doenças bucais, desde as intervenções básicas até aos procedimentos operatórios, buscando assegurar a qualidade de vida da população. É um profissional generalista, com sólida formação humanista, ética e técnico-científica, capaz de interagir com a sociedade com liderança e compromisso social. Sua dedicação à área da pesquisa é importante para conquista de novos procedimentos e tecnologias. O Curso preparará o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. O ponto central é a formação de um profissional adaptável a situações novas e emergentes e aptos a integrar equipes multiprofissionais.

 Histórico

A Universidade Federal de Campina Grande, criada a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba, por força da Lei 10.419, de 09 de abril de 2002, é composta por sete Campi, situados nas cidades de Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Sumé. Possui um quadro de professores composto de oitocentos e noventa e cinco docentes efetivos, qualificados ou em processo de qualificação, e um universo de mais de onze mil alunos vinculados distribuídos em todas as áreas de formação (ciências exatas, humanas, biológicas, agrárias e da saúde).

A sede da Universidade Federal de Campina Grande situa-se na cidade de Campina Grande, e fica na região agreste do Estado da Paraíba, a uma distância de 123 km da capital João Pessoa. Os demais campi da Universidade Federal de Campina Grande estão localizados no sertão do Estado. O campus que abriga o Curso de Odontologia está localizado na cidade de Patos. Esta cidade está a 173 km da sede da UFCG e tem uma população de, aproximadamente, 98 mil habitantes (IBGE, 2007).

Em atendimento à demanda social e atenta à política de inclusão social que passa, necessariamente, pela maior oportunidade de acesso ao ensino superior, a qual requer a expansão da oferta de cursos com qualidade e responsabilidade social, a UFCG propos a ampliação da oferta de vagas com a criação de novos cursos, como o de Odontologia no Campus de Patos.

 

Fim do conteúdo da página