Página inicial > EDITAIS > Uncategorised > Grupo Conexões: acolhimento psicológico durante o isolamento social

Grupo Conexões: acolhimento psicológico durante o isolamento social

Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 09h22 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 09h23

O núcleo de Psicologia do CSTR, em parceria com alguns psicólogos da PRAC, criou o grupo Conexções, que tem o objetivo de realizar acolhimento psicológico aos estudantes e de promover um espaço virtual de escuta. O termo Conexões foi pensado em alusão tanto aos meios digitais utilizados para a divulgação e realização das conversas quanto ao ato de conectar pessoas e experiências. O grupo é aberto a todos os estudantes da UFCG e acontece com frequência quinzenal, tendo inicialmente temáticas livres e posteriormente temas sugeridos pelos estudantes, relacionados às suas atuais demandas. A participação é gratuita, via Google Meet.

O grupo foi iniciativa dos psicólogos Ana Carolina Araújo (campus Patos), Lays Andrade de Sá (campus Sumé), Thales Fabricio da Costa e Silva (campus Sousa) e Valeska do Nascimento (campus Pombal).

Já foram realizados dois encontros durante o mês de agosto, abordando temas como as vivências dos estudantes durante o isolamento, seus anseios, dificuldades, sentimentos e estratégias utilizadas para conseguir adapta-se e redesenhar-se durante a pandemia. De maneira geral, os participantes do grupo relataram dificuldades relacionadas à nova rotina, tema que foi abordado no segundo encontro. A desmotivação e a impossibilidade de dar continuidade às ações planejadas foram as principais dificuldades relatadas, além da incerteza por não saber sobre a continuidade e retorno das atividades anteriores. Todos esses momentos têm sido maravilhosos, constituindo-se como um espaço de desconstrução e reconstrução de afetos e de percepções.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail psicologiaufcgpatos@gmail.com ou no Instagram @psicologia.cstr. O link para participação nos encontros fica disponível nesse perfil.