Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EDITAIS > Uncategorised > CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PODA EM ÁRVORES URBANAS
Início do conteúdo da página

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PODA EM ÁRVORES URBANAS

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 19h16 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 19h21

No dia 04 de dezembro de 2019, ocorreu nas dependências do CSTR/UFCG, Campus de Patos, uma capacitação sobre podas de árvores urbanas. Essa capacitação, intitulada “Poda de Árvores Urbanas: Teoria e Prática”, foi ministrada pela Profa. Patrícia Carneiro Souto, da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal, e contou com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Patos) e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Patos. O Objetivo do curso de capacitação foi preparar os profissionais que trabalham diretamente com as podas das árvores na cidade de modo a orientar dentro das normas técnicas a forma correta de manejar as árvores urbanas e corrigir as práticas inadequadas como, por exemplo, a poda drástica que provoca injúrias, podendo levar o vegetal à morte. O público alvo dessa capacitação foram os podadores que prestam serviço à Prefeitura Municipal de Patos, funcionários da Teccel - Tecnologia da Construção Civil e Elétrica Ltda e da Energisa. A duração do curso foi de 08 horas, onde pela manhã foi realizada a etapa teórica no Auditório do Viveiro Florestal e à tarde ocorreu a parte prática com todos os participantes. Espera-se que atitudes sejam mudadas a partir da capacitação desses profissionais para que as árvores possam continuar ofertando seus serviços ecossistêmicos (sombra, redução da temperatura, aumento da umidade do ar, embelezamento, melhoria da qualidade do ar...) sem nada nos cobrar. É a ENGENHARIA FLORESTAL EM AÇÃO!

Figura 1. Professora ministrando a parte teórica da capacitação no miniauditório do Viveiro Florestal/UFCG, campus de Patos.

Figura 2. Participantes da capacitação no Viveiro Florestal/UFCG, campus de Patos.

Figura 3. Etapa prática do curso de capacitação. Poda de árvores com procedimentos técnicos normatizados realizado em alguns indivíduos nas ruas de Patos-PB.

Figura 4. Etapa prática do curso de capacitação. Poda de árvores com procedimentos técnicos normatizados realizado em alguns indivíduos nas ruas de Patos-PB.    

Fim do conteúdo da página