Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EDITAIS > Uncategorised > SAÚDE MENTAL EM CONSTRUÇÃO: roda de conversa com representações estudantis
Início do conteúdo da página

SAÚDE MENTAL EM CONSTRUÇÃO: roda de conversa com representações estudantis

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 10h50 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2019, 10h50

SAÚDE MENTAL EM CONSTRUÇÃO: roda de conversa com representações estudantis

 

Em 21 de maio de 2019 o Setor de Psicologia do CSTR promoveu um momento de diálogo com as representações estudantis e toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de pensar estratégias de Promoção de Saúde Mental no campus de Patos. Inicialmente, foram apresentados alguns dados de um levantamento feito no final de 2017, do qual participaram 330 estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Odontologia, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal. O questionário fez parte de estratégia para diagnóstico do setor de psicologia, não se configurando como levantamento científico.

 

Alguns dados importantes trazidos pelo levantamento:

  • 55% dos estudantes apontaram sentir dificuldades emocionais SEMPRE ou FREQUENTEMENTE;
  • Os mesmos 55% afirmam ter dificuldades para falar de seus problemas emocionais;
  • 62% apontam que as emoções interferem em seu contexto acadêmico;
  • Também 62% afirmaram ter problemas relacionados ao sono SEMPRE ou FREQUENTEMENTE;
  • 49% afirmam ter dificuldades de aprendizagem SEMPRE ou FREQUENTEMENTE;
  • 50% apontam esgotamento emocional;
  • 51% relatam sintomas de ansiedade;
  • 16% afirmam terem PENSAMENTOS SUICIDAS;
  • Somente 22% apontaram ter tempo para atividades de lazer e sociais;
  • 73% relataram baixo nível de autoestima.

            Após a apresentação dos dados, os estudantes presentes deram as seguintes SUGESTÕES:

  • Conversa com os Professores e Coordenadores de Cursos acerca de disciplinas oferecidas logo nos primeiros semestres. Relataram que algumas disciplinas oferecidas no primeiro semestre são de um grau extremo de dificuldade. Isso faz com que os alunos, ainda em período de adaptação à Universidade, acabem evadindo ou apresentando alto índice de reprovação.

Observação: essa dificuldade também é muito relatada nos atendimentos individuais e grupais de psicologia

  • Promoção de reuniões e momentos conjuntos entre discentes e docentes, a fim de melhorar a comunicação entre os atores envolvidos no processo de aprendizagem. Nesses momentos, seriam trabalhados temas como relações interpessoais;
  • Realizar parceria com as coordenações de cursos para que as atividades de psicologia possam valer créditos complementares;
  • Que sejam realizadas mais atividades com cursos noturnos;
  • Que sejam criados Projetos de Extensão onde se possa trabalhar a Saúde Mental, com atividades como meditação, yoga, dentre outras;
  • Construção de mais espaços de convivência dentro do campus, como praças em espaços que tem sido subutilizados.

Além disso, foi conversado acerca da importância da parceria do Setor de Psicologia com os estudantes, no sentido de que, estando eles mais próximos entre si, é possível que percebam situações em que seja necessária uma intervenção ou escuta psicológica, como em casos de:

  • Desmotivação, dúvidas com relação ao curso e sucessivas reprovações;
  • Problemas interpessoais;
  • Sinais de ansiedade;
  • Problemas familiares;
  • Humor deprimido;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Desatenção e desconcentração;
  • Insegurança e baixa autoestima;
  • Ideação suicida;
  • Isolamento social, dentre outras demandas que estejam interferindo em seu contexto acadêmico e em outros aspectos de sua vida.

Momentos como esses são de extrema relevância para a construção da Psicologia dentro do contexto acadêmico, pois é necessário responder às necessidades dos estudantes e propor atividades que sejam condizentes com o perfil do campus. Com isso, é possível promover Saúde Mental e Diálogo permanentes. O Setor de Psicologia agradece a participação e colaboração de todos na construção desse serviço.

 

Ana Carolina da Costa Araujo

Psicóloga/CSTR

SIAPE 10260946

Fim do conteúdo da página