Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 09h10 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 10h30

APRESENTAÇÃO

 

CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA ANIMAL

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

 

LINHAS DE PESQUISA

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Produção e Sanidade Animal

 

LINHAS DE PESQUISAS:



  1. MANEJO SUSTENTÁVEL DA CAATINGA E PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS

 

Esta linha de pesquisa tem como objetivo gerar tecnologia para o manejo sustentável da caatinga, buscando alternativas para a melhor utilização das plantas forrageiras na região Semiárida do Brasil, seja em pastejo ou na forma de conservação (silagem e fenos). Estudos voltados para o cultivo de plantas forrageiras adaptadas as condições do Semiárido com potencial produtivo e de qualidade, com a exploração da Caatinga, visando o melhor desempenho animal e a sua preservação. Ainda na linha serão desenvolvidos estudos com a finalidade de recuperar áreas degradadas na região, com práticas de sistemas de manejo, enriquecimento da Caatinga, sistemas agrosilvopastoris no semiárido, bancos de sementes e avaliação da presença de compostos metabólicos secundários e suas implicações na produção e sanidade animal. Nesta região observa-se um potencial florístico pujante; neste sentido, o levantamento florístico da fauna é fundamental para se implementar estudos a respeito de suas potencialidades farmacognósticas e forrageira. Assim, o estudo etnoveterinário na região visa proporcionar não somente a identificação do potencial botânico mais a sua elevação biológica e ecológica especialmente as espécies nativas. Inúmeras pesquisas já têm sido feitas neste sentido, tais como: o uso de plantas com potencial antiparasitário (anti-helmíntico, ectoparasiticida), estudo de plantas com potencial forrageiro que apresentam fatores anti-nutricionais, valor nutritivo, etc.



  1. AVALIAÇÃO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO ANIMAL

 

Nos trabalhos a serem desenvolvidos nesta linha, visa-se avaliar sistemas de alimentação animal, estudos relacionados com a nutrição e exigências de bovinos de corte e de leite, ovinos e caprinos, bem como aspectos do metabolismo e parâmetros ruminais dessas espécies e o desempenho dos animais nos mesmos; desenvolver pesquisas da utilização de produtos e coprodutos do semiárido na alimentação animal, avaliação de alimentos e aditivos, avaliar o potencial forrageiro de espécies da caatinga, buscar alternativas de conservação de produtos para a alimentação e a busca de novas fontes de alimentos e nutrientes como alternativa para a produção animal. A relação com as demais áreas de pesquisa dessa proposta está na necessidade de verificar a saúde e o bem-estar de animais submetidos a novas dietas e sistemas de alimentação para regiões semiáridas e verificar a qualidade dos alimentos produzidos por animais submetidos a essas alternativas. Objetiva-se avaliar a qualidade de alimentos de origem animal produzidos nas condições semiáridas, determinando fatores de riscos relacionados, além de desenvolver e aperfeiçoar tecnologias estes produtos. As pesquisas terão como meta atender a demanda crescente da indústria de alimentos, enfatizando a composição e as propriedades físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de alimentos produzidos por animais submetidos a diferentes tratamentos nutricionais e sanitários, em condições semiáridas. Essa linha de pesquisa permitirá verificar e relacionar as etapas finais de produção animal, seja com alimentos alternativos, ou em manejos sanitários ou reprodutivos voltados para as condições semiáridas. Muitas moléculas disponíveis no bioma cerrado da região Norte Mineira podem contribuir com a melhoria da qualidade dos produtos de origem animal e dessa forma essa linha de pesquisa poderá contribuir para fomentar a qualidade desses alimentos no contexto regional, nacional e mundial.



3 - MANEJO PRODUTIVO DE MONOGÁSTRICOS E RUMINANTES

 

Os trabalhos desenvolvidos nesta linha de pesquisa objetivam caracterizar e avaliar os manejos produtivos, reprodutivos e o bem-estar de animais nas condições semiáridas. Com ações voltadas para as novas práticas para o melhor desempenho dos animais de produção considerando o potencial biológico e biotecnológicos de espécies nativas que serão avaliadas. A produção animal baseada em manejos estratégicos permitirá reduzir o impacto no meio ambiente e favorecer a obtenção de produtos de origem animal de melhor qualidade. Objetiva, ainda, estudar o comportamento produtivo de ruminantes e monogástricos no Semiárido em função das diversas práticas de manejo (alimentar, produtivo, sanitário, reprodutivo, etc.) que lhes são impostas.

 

  1. CONTROLE PREVENTIVO DA PRODUÇÃO ANIMAL

 

Esta linha de pesquisa tem como objetivo geral avaliar o estado sanitário regional através de uma estratégia colaborativa interdisciplinar para prevenir, detectar e controlar as enfermidades endêmicas e epidêmicas dos humanos e dos animais o que poderá auxiliar na elaboração, implantação, monitoramento e avaliação da Educação Ambiental de entidades públicas e privadas regionais




SUB-ÁREAS

 

  1. Manejo de Animais.
  2. Nutrição e Alimentação Animal.
  3. Medicina Veterinária Preventiva
  4. Produção de Plantas Forrageiras

FORMULÁRIOS

Fim do conteúdo da página