Home Page  |  Institucional Cursos  |  Vestibular  |  Concursos  |  Editais  |  Notícias  |  Contatos

cstr@cstr.ufcg.edu.br  

  

    Administração

    Almoxarifado

    Apresentação

    Assessorias

    Biblioteca

    Contabilidade

    Divisão de Materiais

    Infraestrutura

    Protocolo

    Recursos Humanos

    Rede Info

    Telecomunicações

    Restaurante

_____________________

    Bioclimatologia

    Fazendas

    Florestal Recicla

    Herbário

    Hospital Veterinário

    Viveiro Florestal

 

 

Webmail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 APRESENTAÇÃO

 ________________________________________

Página Principal Webmail Agenda  

O Campus de Patos, antigo campus VII, surgiu no sertão paraibano por meio de uma intervenção do governo do Estado através de uma proposta ousada do então reitor Lynaldo Cavalcanti que teve como objetivo durante seu mandato, desenvolver e ajudar a interiorizar a Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

O ensino superior na cidade de Patos iniciou-se em 1970 com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, oferecidos pela Fundação Francisco Mascarenhas – FFM, em convênio com a Prefeitura Municipal. Os cursos, porém, não foram reconhecidos e houve interesse por parte da UFPB em mantê-los. No dia de 26 de abril de 1979 o Governador do Estado da Paraíba, Tarcísio de Miranda Burity, através do Oficio CG-116 assumiu o compromisso de oferecer toda ajuda financeira e pedagógica necessária ao atendimento das exigências do Conselho Federal de Educação.

A Universidade Federal da Paraíba, além de receber a incumbência de dar continuidade na formação dos alunos que não haviam concluído seus cursos pela FFM, realizou seu primeiro vestibular em janeiro de 1980, oferecendo 50 vagas anuais.

Como já existia o curso de Agronomia na cidade de Areia e o curso da Fundação havia sido absorvido, não era vantajoso que existissem dois cursos em uma mesma Universidade e foi elaborado um projeto para que se criasse um curso dentro das Ciências Agrárias e criou-se o curso de Engenharia Florestal.

O Campus VII em Patos ficou vinculado ao Centro de Ciências Agrárias na cidade de Areia até a criação do Centro de Saúde e Tecnologia Rural – CSTR, em 11 de novembro de 1984. Em 1985 o curso de Medicina Veterinária foi reconhecido pelo MEC e um ano depois o curso de Engenharia Florestal.

Com o desmembramento em 2002 criou-se a UFCG e o Campus VII passou a ser o Campus de Patos. A UFCG veio dar um novo impulso à interiorização do Ensino Superior no Estado, neste sentido a UFCG teve e mantêm a missão de dar uma continuidade histórica ao seu modelo multicampi indo ao encontro das aspirações de educação, desenvolvimento e cidadania do povo do interior do Estado e da região.

Hoje o campus de Patos conta com quatro cursos de graduação: Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Odontologia, três cursos de pós-graduação: Medicina Veterinária em Ruminantes e Equídeos sendo esse mestrado e doutorado. Ciências Florestais e Zootecnia, mestrado e um corpo docente muito bem qualificado.

Maria Ramalho

 

 

 

 

 

   Ciências Biológica

   Engenharia Florestal

   Medicina Veterinária

   Odontologia

 

    Ciências Florestais

   Medicina Veterinária

    Zootecnia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

© 2010, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG / Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR / Campus de Patos - PB

Cx.P.: 64 - CEP: 58700-970 - coordcom@cstr.ufcg.edu.br - Todos os direitos reservados.